Dia Mundial do Orgulho Autista: Você conhece a APAP Pedro II?

A APAP funciona atualmente na Avenida Coronel Cordeiro

19/06/2024 - 08:42

Na última terça-feira(18) foi celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista, uma data para a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo.

O Dia Mundial do Orgulho Autista não é só mais uma data dentre várias no calendário de datas comemorativas: é uma oportunidade de tocar, cativar e inserir o grande público na tomada de atitude em relação ao Transtorno do Espectro Autista - TEA, que é até hoje um enorme desafio da sociedade contemporânea para a saúde mental, mas que vem apresentando estudos, pesquisas, debates, tratamentos e investigações científicas sérias e dedicadas a respeito desta temática.

Desde setembro de 2023, existe em nosso município a Associação de Pais e Amigos do Autista de Pedro II-PI (APAP), entidade que congrega profissionais voluntários de diversas áreas em prol do suporte e orientação a autistas e famílias nesta cidade. Hoje, no quadro de voluntários, conta com 3 psicopedagogas, 1 psicóloga, além de aula de artes e de desenho voltada ao lúdico e à Terapia Ocupacional, contando ainda com outros voluntários eventuais em áreas como nutrição, fonoaudiologia, educação inclusiva, etc.

"Já há até mesmo fila de espera na APAP para atendimentos, devido a grande demanda (mais de 210 já cadastrados na entidade até o momento e ampliando) e ainda serem também poucos profissionais e que são voluntários! Há necessidade urgente de atendimento no município com Neuropediatria, Psiquiatria, Terapeuta Ocupacional, por exemplo. A necessidade da formação de profissionais realmente capacitados para a Área de Educação Especial e Inclusiva, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte, etc. É imprescindível a união de esforços de toda sociedade, empresariado, instituições e poder público nesse sentido" Afirma Gilvan dos Santos Lima, atual presidente da APAP.

"A importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado na idade correta e da sensibilização e devida conscientização das pessoas para saber lidar corretamente com público Autista. Hoje, há um cadastro aqui com os pais (papais e mamães) que têm filhos(as) atendidos pela APAP, além de grupos de contatos organizados no WhatsApp, um da Associação, um dos Voluntários e um outro das Famílias de Autistas, para melhor acompanhamento. Outro ponto fundamental: A necessidade de orientação é capacitação de Cuidadores/Cuidadoras para melhor forma de Inclusão Social, de maneira Integral: Família-Parentes-Comunidade-Sociedade. O auto-preconceito familiar como barreira a ser superada nesse intuito." Reforça Amparo Pereira, membro do Conselho Fiscal da Diretoria da APAP.

A APAP funciona atualmente em sede alugada na Avenida Coronel Cordeiro, próximo à Igreja de São José Operário, na Vila Operária em Pedro II-PI. Com atendimento ao público interessado de segunda a sexta-feira, pela manhã, de 8h às 11h e pela tarde, das 14h até às 17h. Possui 3 (três) salas de atendimentos, uma para ludicidade e artesanato, além de reuniões com pais e filhos atendidos; outra para atendimentos especiais em áreas como saúde, assistência social e educação inclusiva; e, ainda outra sala só para atendimento em psicopedagogia. Conta com recepção, banheiro, sala administrativa e cozinha básica. É mantida através de contribuições e doações de seus associados, além do trabalho profissional voluntário de seus cooperadores. E precisa ser mais conhecida, visitada e apoiada para ajudar ainda mais na luta pelo orgulho Autista, e pela aceitação e entendimento da neurodiversidade por todas as pessoas da sociedade. 

Fonte: SEMCOM PEDRO II-PI