Piauí registra mais de 2 mil focos de incêndio em setembro

Atinge maior acumulado do ano

23/09/2024 - 09:28

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros do Piauí

O programa de monitoramento de focos de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 2.564 focos em 21 dias do mês de setembro no Piauí. O quantitativo já é o maior registrado em 2024 no estado. Anteriormente, o maior número de focos havia sido registrado no mês de agosto, com 1.489 focos.

No volume diário registrado pelo órgão, o dia 15 de setembro acumulou o maior número de registros, com 232 focos. No dia 14 de setembro, foi registrado o menor número até aqui, com 10 focos. O levantamento mensal ainda está abaixo do registrado em setembro do ano passado, que teve 3.941 focos.

O uso de fogo para o manejo de vegetação está proibido no Piauí. Uma portaria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que já está em vigor, proíbe a utilização do fogo em vegetação até o dia 17 de novembro. A portaria revoga todas as autorizações de queima controlada emitidas pela Semarh para esse período.

Corpo de Bombeiros do Piauí faz recomendações

Com a chegada do período mais quente do ano, o Corpo de Bombeiros aproveita para reforçar alguns dos principais cuidados para evitar as queimadas:

Ao fazer uma fogueira, limpe a área ao redor e lembre-se de apagar o fogo antes de deixar o local. Dessa forma, pode-se evitar a ocorrência de incêndio florestal. Adotar medidas preventivas é zelar pela própria segurança.

Evite queimar lixo, pois isso é considerado uma infração ambiental e, além disso, pode provocar incêndios.

Evite jogar bitucas de cigarro no chão.

Não solte balões. Soltar balões é crime previsto no Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais.

Capine a área perto de sua casa.

Denuncie incêndios florestais, fogo descontrolado ou queimadas ilegais no estado. O número é (86) 9 9421-6693.

Fonte: CV