TSE confirma cassação de outro vereador eleito em 2024 na cidade de Piripiri
Mais mudanças na câmara de vereadores em 2025
18/11/2024 - 11:57
Após julgamento realizado, o Tribunal Superior Eleioral (TSE), decidiu na terça-feira (13/11), cassar o mandato do vereador Eldenis Barbosa do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), reeleito nas eleições de 2024 na cidade de Piripiri.
Eldenis Barbosa foi cassado devido a suspensão na anotação do diretório municipal do MDB. O TSE alega que o problema foi causado por não prestação de contas referentes aos anos de 2019 e 2020.
Com a decisão do TSE, o vereador suplente, Francisco Mauro de Brito Gomes, popular Maurim do Progressistas assume a vaga deixada por Eldenis Barbosa. Em decisão anterior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia no dia (16/10) indeferido o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do Partido Social Democrático (PSD) em Piripiri, com base na irregularidade da legenda durante o período da convenção partidária, realizada em agosto. Na ocasião, o PSD estava com suas atividades suspensas, situação que comprometeu sua participação no pleito.
Entre os prejudicados pela decisão do dia 16/10, estão Domingos Carvalho (Domingão) e Emília Milena, ambos eleitos vereadores, que agora não poderão tomar posse. A anulação dos registros se estende a todos os candidatos do partido, tornando seus votos nulos.
Mesmo com as liminares obtidas pelos partidos para suspender os efeitos das decisões anteriores, o TSE entendeu que as irregularidades continuaram no momento das convenções. Não havendo as correções no tempo necessário, todas as candidaturas do MDB e PSD municipal foram prejudicadas na eleição de 2024.