Renovação de matrículas das escolas estaduais iniciam na segunda

Informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles

23/11/2024 - 09:28

Foto: Ascom

A renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 na rede pública de ensino do Piauí terá início na próxima segunda-feira (25), e se estenderá até o dia 6 de dezembro. A informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, nesta sexta-feira (22).

O processo de matrícula será totalmente online e pode ser realizado por meio dosite da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do portal Gov.pi Cidadão ou através de um aplicativo disponível para dispositivos iOS e Android. O objetivo é tornar o processo mais ágil, seguro e acessível, permitindo que os alunos realizem suas matrículas sem sair de casa.

Para aqueles que não possuem acesso à internet, será possível efetuar a matrícula diretamente nas escolas. O governador Rafael Fonteles ressaltou que esse modelo visa facilitar o acesso de todos ao processo de matrícula e melhorar a experiência para os estudantes e suas famílias.

O secretário Washington Bandeira também anunciou que, a partir de 2025, todas as escolas da rede estadual funcionarão em tempo integral. Entre as novidades está a oferta de diversos cursos técnicos nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas (Inteligência Artificial), Programação de Jogos, Energias Renováveis, Cinema, Turismo, Empreendedorismo, entre outros.

"Estamos preparando um ano letivo especial, com a universalização do ensino em tempo integral e a ampliação da oferta de cursos técnicos, para que nossos alunos possam se capacitar e ter mais oportunidades no mercado de trabalho", destacou o secretário.

Além das matrículas, o governo do estado também anunciou o início das inscrições para o processo seletivo destinado a formar uma nova turma de 80 alunos da rede estadual de ensino. O objetivo é preparar os estudantes para concorrer a vagas nos vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

As inscrições estão abertas desde esta sexta-feira (22) e seguem até a próxima quarta-feira (27). O processo faz parte de um projeto pioneiro no Brasil, iniciado em fevereiro deste ano, que oferece um currículo focado em matemática, química e física, com o objetivo de capacitar os alunos durante os três anos do ensino médio.

Fonte: lupa