PF desarticula esquema de fraudes ao INSS e cumpre mandados em Parnaíba e Cocal

PF desarticula esquema de fraudes

19/03/2025 - 11:30

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (19), a Operação Falsas Aparências, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP).

Segundo a PF, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Parnaíba e Cocal, no Piauí. Além disso, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores que somam quase R$ 3 milhões, montante equivalente ao prejuízo apurado até o momento. Há suspeitas de que parte desse valor esteja relacionada a crimes de lavagem de dinheiro atribuídos a um dos investigados.

As investigações apontam que o grupo criminoso atuava na captação de interessados em obter benefícios previdenciários e assistenciais de forma irregular. Para isso, promovia a falsificação de documentos utilizados nos requerimentos administrativos e judiciais, incluindo laudos assinados por profissional da área da saúde. Também foi constatado que os investigados manipulavam advogados para dar aparência de legalidade aos pedidos fraudulentos.

Até o momento, mais de 100 benefícios com indícios de fraude foram identificados. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Polícia Federal, a operação faz parte das ações da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista, que integra a Polícia Federal, o Ministério da Previdência Social e o Ministério Público Federal, com atuação conjunta no combate a crimes contra os sistemas previdenciário e trabalhista.

Fonte: Revista AZ