Audiência pública debate concessão do Hotel Pedro II e reúne representantes da comunidade local
Durante a audiência, foi feita uma explicação detalhada sobre a proposta
15/07/2025 - 10:33
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) realizou, nesta segunda-feira (14), audiência pública para apresentação do projeto de concessão de uso do Hotel Pedro II. O evento aconteceu no auditório da Sead, em Teresina, e reuniu representantes da sociedade civil, empresários do setor turístico, moradores da cidade de Pedro II interessados em conhecer a proposta e contribuir com sugestões para o aprimoramento do projeto. A prefeita do município, Betinha Brandão, também esteve presente.
Foto: Ascom Sead
Durante a audiência foi feita uma explicação detalhada sobre a proposta de concessão, que tem como finalidade transferir à iniciativa privada o uso do Hotel Pedro II por um prazo de 35 anos. O objetivo é modernizar a infraestrutura física do equipamento, implantar novos serviços e atrativos turísticos, além de garantir a gestão, operação e manutenção do imóvel. A iniciativa visa não apenas revitalizar um dos principais símbolos do turismo na região, mas também valorizar o patrimônio histórico e cultural de Pedro II.
“A audiência pública foi um momento importante de escuta e participação democrática. Tivemos a presença de interessados no projeto que trouxeram contribuições relevantes e demonstraram o interesse em ver o hotel novamente em funcionamento. Nosso propósito é unir esforços com a parceria público-privada (PPP) para resgatar o potencial turístico do empreendimento, gerar emprego, renda e dinamizar a economia local”, destacou o secretário da Sead, Samuel Nascimento.
O projeto está sendo estruturado com base em estudos técnicos e econômico-financeiros que preveem a concessão na modalidade de uso, contemplando a construção, reforma, ampliação, modernização, manutenção e gestão do Hotel Pedro II. O imóvel, atualmente desativado, está localizado na Avenida Dr. José Lourenço Mourão, Bairro Vila Operária, e integra a antiga Rede Integrada de Hotéis e Pousadas do Piauí (RIMO), composta por cinco hotéis, inaugurados na década de 1990 e, desde então, desativados.