Defesa Civil atua para conter incêndio no lixão da Aroeira em Pedro II

O coordenador fez ainda um alerta à população sobre os riscos do período

08/10/2025 - 09:12

O coordenador da Defesa Civil de Pedro II, Marcelo Braga, informou nesta quarta-feira (08) que as equipes continuam mobilizadas para controlar o incêndio que atinge o lixão da Aroeira e que vem provocando uma densa fumaça sobre a cidade.

Segundo ele, há indícios de que o fogo possa ter sido provocado de forma criminosa, já que os focos surgiram em diferentes pontos do terreno.
“Se fosse natural, começaria em um local e se espalharia, mas encontramos focos em áreas distintas. Acreditamos que houve má intenção”, destacou.

Para combater as chamas, a Prefeitura de Pedro II disponibilizou dois caminhões-pipa e duas máquinas que trabalham revirando o lixo e resfriando o terreno. Além disso, foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros de Piripiri, que deve chegar com um veículo equipado com canhão de jato d’água para reforçar o combate. Bombeiros de Pedro II também dão suporte à operação.

Marcelo Braga explicou que o objetivo não é apenas apagar o fogo, mas também eliminar a fumaça que atinge o centro da cidade.
“Estamos cortando áreas estratégicas, jogando água e revirando o material para tentar acabar com os focos e reduzir a fumaça. Nossa expectativa é que até o fim do dia a situação esteja controlada”, afirmou.

O coordenador fez ainda um alerta à população sobre os riscos do período de estiagem e calor, quando as queimadas se tornam mais frequentes.
“Infelizmente, além das causas naturais, existem pessoas que, por má intenção, colocam fogo e acabam prejudicando toda a comunidade”, concluiu.

Fonte: REDAÇÃO