Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II – PI recebe mais de uma tonelada de sementes da fartura
As sementes serão distribuídas às famílias agricultoras do município
27/11/2025 - 13:00
O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC-PI) realizou, nesta quarta-feira, 26 de novembro, a entrega de 1.100 kg de sementes da fartura, todas livres de transgênicos e agrotóxicos, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro II – PI. As sementes serão distribuídas às famílias agricultoras do município atendidas pelo sindicato.

Ao todo, foram entregues 450 kg de feijão, 450 kg de milho, 100 kg de fava e 100 kg de arroz, totalizando 1.100 kg de sementes da fartura. A aquisição foi viabilizada por meio da parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro II – PI, Altina Uchôa, destacou a importância da parceria com o CERAC e o papel das sementes nativas para a agricultura familiar no Semiárido:
“Somos muito gratos pela parceria com o CERAC e a SAF por sempre garantirem sementes da fartura para nossos agricultores e agricultoras familiares. É uma quantidade muito boa, que vai ajudar muito os trabalhadores atendidos pela nossa instituição. As sementes da fartura fortalecem nossa agricultura familiar, nossos saberes e nossa identidade. O CERAC desenvolve esse trabalho muito bem. Certamente essas sementes serão multiplicadas por mais pessoas, fortalecendo ainda mais o nosso povo, com uma semente produtiva e resistente”, afirmou.
O coordenador do CERAC e do Programa Sementes do Semiárido no Piauí, José Maria Saraiva, reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento da agricultura familiar:
“Estamos entregando 450 kg de sementes de feijão, 450 kg de milho, 100 kg de fava e 100 kg de arroz. São sementes da fartura, de alta qualidade, provenientes das casas de sementes com as quais o CERAC trabalha. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro II – PI está recebendo essas sementes para distribuí-las às famílias agricultoras. É um momento oportuno, pois se aproxima o período das chuvas, quando costumam realizar seus plantios. E eles têm a certeza de que estão levando para o roçado uma semente de qualidade, adaptada às condições climáticas do Semiárido, sementes puras.”
A iniciativa reafirma o compromisso do CERAC em fortalecer a agricultura familiar de base agroecológica, promover a soberania alimentar e valorizar as sementes da fartura, que preservam a identidade e a resistência do povo do Semiárido.