CERAC ministra curso sobre Gestão da Água no Semiárido para crianças e adultos beneficiários do P1+2 em Capitão de Campos

Estão previstas a construção de 69 tecnologias sociais

18/12/2025 - 11:24

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) realiza, nos dias 17 a 19 de dezembro, a capacitação em Gestão da Água para a Produção de Alimentos, voltada para adultos e crianças, no Assentamento Santa Ana, no município de Capitão de Campos, no Piauí.

Participam da formação 22 beneficiários e beneficiárias, além das crianças das famílias participantes, que contam com o acompanhamento de recreadoras. As atividades com as crianças são desenvolvidas de forma lúdica e educativa, garantindo a participação e o aprendizado durante todo o processo formativo. Durante as atividades, elas aprendem sobre o Semiárido, as sementes da fartura, a preservação ambiental e a agroecologia, fortalecendo desde cedo a convivência com o território.

A abertura do evento contou com a presença da prefeita do município, Eroneide Pereira, que também reside na comunidade e conhece de perto a luta dos agricultores e agricultoras familiares pela convivência harmoniosa com o Semiárido. Em sua fala, a gestora destacou a importância das parcerias e da atuação do CERAC no município:

“Estamos aqui para apoiar o projeto desenvolvido pelo CERAC que vai beneficiar mais de 60 famílias e fortalecer no município a convivência com o Semiárido, ampliando a produção de alimentos e a soberania alimentar das famílias agricultoras.”

No município de Capitão de Campos, estão previstas a construção de 69 tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, sendo 59 cisternas calçadão, 9 cisternas de enxurrada e 1 barragem subterrânea, beneficiando diretamente 69 famílias agricultoras. As famílias também serão contempladas com R$ 4.600,00 do Programa Fomento Rural, política pública executada com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que contribui para o fortalecimento dos quintais produtivos e da geração de renda no campo.

Segundo José Maria Saraiva, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) pelo CERAC, a união entre poder público, organizações sociais e comunidades é fundamental para garantir resultados duradouros:

“Sem a parceria com o município, as associações, as comunidades, a ASA e o apoio do MDS, essa luta não seria possível. A cisterna garante água para a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, mas também promove cidadania. Trabalhar em rede e envolver crianças e adultos na preservação das matas nativas, das sementes da fartura, no combate às queimadas e ao uso de venenos é essencial para garantir um futuro justo e sustentável. É preciso preservar hoje para termos futuro.”

Moradores da Comunidade Riacho Preto, em Capitão de Campos, Zilmar da Silva Pinto e seu esposo Paulo Gomes celebram a conquista da água de beber, que transformou a realidade da família. Agora, o casal também se prepara para receber a cisterna de produção, com capacidade para armazenar 52 mil litros de água da chuva, possibilitando o cultivo de alimentos orgânicos e a criação de animais de pequeno porte, como caprinos, suínos, ovinos e aves.

“Graças a Deus conquistamos a nossa tão sonhada água de beber. Agora temos água para produzir nossas hortas e criar nossos animais. Sonhamos em aumentar nossa produção e consumir alimentos saudáveis do nosso próprio quintal.”

O compromisso do CERAC-PI, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) é seguir fortalecendo a agricultura familiar, promovendo o acesso à água de qualidade, a segurança alimentar e a convivência digna com o Semiárido.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Capitão De Campos