Audiência Pública discute falta de policiais em Pedro II


Piauí tem alto déficit de policiais

26/10/2009 - 10:10

 

Foi realizada nesta sexta (23) no auditório do centro paroquial Nossa Senhora da Conceição em Pedro II – PI audiência pública sobre segurança na cidade, esta audiência foi solicitada por moradores do bairro Santo Antonio e pela fundação Santa Ângela.

 

Várias autoridades estiveram presentes para discutir e apresentar propostas que venham a ajudar na melhoria da segurança no município, como também conhecer as dificuldades enfrentadas pelas policias civil e militar de Pedro II. Foram apresentadas pelo Dr. Kenpis Cruz, delegado de policia, e pelo Comandante da 2ª Cia de polícia, o tenente David Marion quais são essas dificuldades. Segundo o delegado Kenpis Cruz a delegacia do município conta hoje com apenas 3 policiais civis, só que um já esta com 60 anos , ficando assim somente 2 policiais na delegacia para atender um município de quase 40.000 habitantes.

 

Na polícia militar segundo o tenente David Marion o problema é semelhante, falta material humano, só que o estado do Piauí hoje se encontra com um déficit de policias. São 5.800 policiais militares para 3 milhões de habitantes, o que corresponde a 1 policial para cada 500 habitantes.o ideal serial 14.800 policiais para tender o estado.

 

Em Pedro II hoje na Cia tem a disposição 18 policias, só que 4 estão de licença médica, outros de férias, ficando apenas 4 policias para trabalharem por dia no município, 2 fazem a segurança do banco do Brasil , 1 na agencia dos correios e outro tem que fica no quartel.segundo o tenente David o ideal seria que Pedro ii tivesse no mínimo 70 homens.

Ele também na audiência agradeceu a ajuda que tem recebido da prefeitura de Pedro II, do Banco do Brasil e do juizado especial do município. Falou das conquistas desde a instalação da Cia,como acabar com a onda de arrombadores, acabar com o roubo de veiculo caminhonetas, recuperação em conjunto com a policia civil de todas as motos furtadas, a melhoria no sossego publico dentre outros.

 

No final da audiência a vereadora Claudina, presidente da câmara, registrou as reivindicações feitas, como melhorar as rondas policiais, viatura para delegacia de policia, implantação do conselho comunitário de segurança, uma maior fiscalização em menores conduzindo veículos dentre outro, foi formado uma comissão de autoridades e sociedade civil que estará levando um relatório com as propostas feias na audiência para ser entregue ao secretario de segurança do Piauí, Robert Rios.

 

Fonte: Redação Imperial FM 95,5

Entre em Contato

 

Fonte: