As cidades de Pedro II e Piracuruca foram incluídas no PAC Cidades históricas



23/10/2009 - 10:10

 

A recuperação e revitalização dos centros históricos de Parnaíba, Pedro II, Oeiras, Piracuruca, Amarante e Teresina está incluída no PAC Cidades Históricas. O projeto foi lançado ontem (21), em Minas Gerais, pelo presidente Lula. 


Esse novo braço do Programa de Aceleração do Crescimento vai atuar em todo o Brasil, contemplando 173 cidades. A implementação da primeira etapa do programa começa ainda em 2009. Cento e quarenta milhões de reais já estão destinados a projetos que serão realizados em 32 cidades históricas de 17 estados. No Piauí, Parnaíba e Pedro II estão inclusos. 
 
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as primeiras ações incluem embutimento de fiação elétrica, requalificação urbanística, restauração de monumentos históricos e contenção de encostas que podem afetar patrimônios brasileiros. 


O instituto explica que a partir de 2010 novos recursos serão destinados para outras localidades. Os investimentos serão estabelecidos a partir dos Planos de Ação elaborados pelas cidades históricas – uma ação conjunta que está sendo realizada com a participação dos governos municipais, estaduais e federais, além da sociedade civil e que deverá ser concluída até o final de 2009.  
 
“O objetivo é que esse planejamento, que tem metas anuais, direcione recursos governamentais e da iniciativa privada para que sejam aplicados nos projetos estratégicos de cada município”, divulga o Iphan através do seu site oficial. 
 
Paulo Couto, arquiteto e coordenador do projeto “Monumenta Oeiras”, explica que a concepção do PAC Cidades Históricas prevê não apenas a reforma e revitalização de prédios e monumentos. “A ideia é dar função a esses prédios; é pegar um casarão e instalar uma biblioteca, uma faculdade... Dar função para que eles gerem rendem e sejam auto-sustentáveis.”

 

 

Fonte: Portal AZ

Ouça Imperial FM 95,5

 

Fonte: